Fique por Dentro

Embora muitas vezes usados como sinônimos, é importante estabelecer a diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade, pois suas consequências podem ir de um mal-estar ao risco de vida.

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento – em geral, proteínas. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico.

Já a sensibilidade é uma resposta anormal, que pode provocar reação semelhante à alergia.


O que é Intolerância à Lactose?

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para sua melhor absorção. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

 

  • Deficiência congenita da enzima: é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem capacidade de poduzir lactase. <a href=http://www.gigwatch.co.uk/category/replica-cartier-ballon-bleu-watches/>Replica Cartier ballon blue UK</a>
  • Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarreia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas. <a href=http://www.swim-watch.co.uk/category/replica-panerai-luminor-watches/>Replica Panerai Luminor</a>
  • Deficiência primária ou ontogenética: é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra.

Causa
Devido a essa deficiência, a lactose não digerida continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico e gases.

A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a pressão osmótica (retenção de água no intestino), causando diarreia ácida e gasosa, flatulência excessiva (excesso de gases), cólicas e aumento do volume abdominal.

rolex gmt replica watch are available in all ranges from branded to cheap one.These watches are also attractive and stylist.It is good for those want to change their watches according to their clothes. Sintomas
Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.

Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarreia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer.

A peristaltase, ou seja, o movimento muscular que empurra o alimento ao longo do estômago pode influenciar o tempo para o aparecimento dos sintomas. Apesar dos problemas não serem perigosos, eles podem ser bastante desconfortáveis.


Tratamento
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados pela dieta. Nos casos em que o leite é essencial, como nos récem-nascidos com as formas congênita ou secundária da doença, a opção é o uso de leite de soja, que não tem lactose. Mas a maioria dos jovens e adultos não precisa evitar a lactose completamente. As pessoas possuem diferentes níveis de intolerância à lactose.

O controle da dieta para as pessoas intolerantes depende de se experimentar os limites que cada um suporta, usando a tentativa e erro. Para aqueles que reagem às pequenas quantidades de lactose é preciso optar pelo leite com baixa lactose, disponível em embalagem Tetra Pak.

Curiosamente os iogurtes, mesmo quando ingeridos em grandes quantidade, não causam sintomas, já que as bactérias presentes na sua fórmula (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.

As pessoas com intolerância à lactose não necessitam de uma dieta extremamente rigorosa, basta que tenham alguns cuidados básicos sobre o que se deve comer. Se os sintomas forem devidos só a não digestão da lactose: substituição do leite por iogurtes e queijo e/ou a ingestão de cápsulas de lactase podem resolver o problema.


Alimentos proibidos <a href=http://www.indidi.co.uk/breitling-replica/>Breitling replica uk</a>

  • Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados do leite;
  • Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, entre outros);
  • Bolachas, biscoitos que possuem leite em sua composição.

Alimentos permitidos

  • Carnes em geral;
  • Margarina, geleias;
  • Todas as leguminosas (feijão, vagem, lentilha, etc);
  • Arroz e cereais em geral;
  • Todas as verduras e legumes;
  • Leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu;
  • Pães e bolachas que não contêm leite em sua composição.

10/04/2013 -  http://corpoacorpo.uol.com.br/ Veja mais

Alimentos com menos de 40 calorias

10/04/2013 Veja mais

26/02/2013 Veja mais

Dicas para festas

26/02/2013 Veja mais

25/02/2013 Veja mais
Rua 25, nº 38, Vila Bailão, CEP 75500-000, Rio Verde, Goiás
(64) 3623-2170 | artepao@artepao.com.br

desenvolvido por GOSites