Fique por Dentro

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão do governo responsável por várias regras de rotulagem contidas nos alimentos industrializados que consumimos, e regulamentou os termos “Diet” e “Light” para facilitar e ajudar na identificação de diferentes tipos de alimentos.

De maneira geral podemos diferenciar os alimentos DIET e LIGHT da seguinte forma: O termo DIET é empregado para produtos que tenham RESTRIÇÃO em algum componente e/ou nutriente (açúcar para o diabético, gordura e colesterol para os indivíduos hipercolesterolêmicos, sal para indivíduos hipertensos), portanto indicado para dietas de pessoas com alguma alteração no organismo e necessitem de restrição de nutrientes na dieta diária.

breitling bentley replica watch are available in all ranges from branded to cheap one.These watches are also attractive and stylist.It is good for those want to change their watches according to their clothes. Importante é ter em mente que no alimento diet, algum ingrediente de sua composição foi totalmente SUBSTITUÍDO, e pode ter havido redução de calorias, mas não necessariamente; isso acontece porque muitas vezes o fato de retirar um ingrediente específico, faz com que outro ingrediente seja acrescentado ou aumentado, com a finalidade de manter as características do produto.

Exemplo: Nos chocolates diet, o açúcar foi substituído, mas o seu teor de gordura é maior do que no convencional, logo tão ou mais calórico que este. Não é indicado para dietas de controle de peso, mas sim para indivíduos diabéticos.

Nos refrigerantes diet, o açúcar foi totalmente substituído por adoçantes artificiais, e seu valor calórico com isso foi reduzido porque não houve necessidade de acrescentar algum outro ingrediente. É, portanto, indicado para diabéticos e para indivíduos que seguem dietas para controle de peso etc.

O termo LIGHT é utilizado para indicar que o produto sofreu modificações na sua composição com o objetivo de REDUZIR algum ingrediente, e consequetemente, REDUZIR o valor calórico ou algum nutriente (açúcar, gordura, sal, etc). Para ser considerado um produto light, o conteúdo de algum nutriente deve ser reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto convencional.

Ao contrário do diet, esses alimentos nem sempre são recomendados para indivíduos que tenham restrição à ingestão de nutriente, mas são recomendados aos que seguem dietas para controle de peso ou que desejem consumir produtos com teores menores de açúcar, gordura, etc. Isso ocorre porque como nos produtos diet, o fato de reduzir algum ingrediente no produto, faz com que muitas vezes seja necessário aumentar ou acrescentar outros à receita.

Exemplo: Alguns queijos lights tem seu teor de gordura reduzido, porém, têm mais sal em sua composição, portanto não recomendado à indivíduos hipertensos. Pode acontecer também de um alimento ser light e diet ao mesmo tempo.

Os refrigerantes light, são indicados tanto para pessoas que desejam um refrigerante não calórico, ou pouco calórico quanto para diabéticos, pois neste caso o açúcar foi totalmente substituído por adoçantes artificiais.

10/04/2013 -  http://corpoacorpo.uol.com.br/ Veja mais

Alimentos com menos de 40 calorias

10/04/2013 Veja mais

Dicas para festas

26/02/2013 Veja mais

25/02/2013 Veja mais

25/02/2013 Veja mais
Rua 25, nº 38, Vila Bailão, CEP 75500-000, Rio Verde, Goiás
(64) 3623-2170 | artepao@artepao.com.br

desenvolvido por GOSites